multilingüismo - meaning and definition. What is multilingüismo
DICLIB.COM
AI-based language tools
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is multilingüismo - definition

Bilinguismo; Bilingüismo; Bilingüe; Bilíngue; Bilingue; Bilíngua; Multilingue; Multilíngue; Bilíngues; Multilinguagem; Multilíngua; Multilingua; Plurilinguismo; Trilinguismo

Multilinguismo         
thumb|Uma lata de lixo em [[Seattle, Estados Unidos, rotulada em quatro idiomas: inglês, chinês, vietnamita e espanhol]]
bilingüismo         
sm (bilíngüe+ismo)
1 Caráter de bilíngüe.
2 Capacidade de um indivíduo usar duas línguas distintas, como se ambas fossem a sua língua materna, optando por uma ou por outra conforme a situação do momento (Matoso Câmara).
Bilingue         
adj.
Que tem duas línguas.
Que fala duas línguas ou está escrito em duas línguas.
Que fala com fingimento, com doblez.
(Lat. bilinguis)

Wikipedia

Multilinguismo

Multilinguismo — sendo bilinguismo para dois idiomas e plurilinguismo para três ou mais — é o uso ou promoção de mais dum idioma, seja por uma pessoa individual ou por uma comunidade de pessoas. Pessoas multilíngues superam numericamente os falantes monolíngues na população do mundo. O multilinguismo está se tornando um fenômeno social regido pelas necessidades da globalização e da abertura cultural. Graças à facilidade de acesso à informação causada pela Internet, a exposição das pessoas a múltiplas línguas está ficando cada vez mais frequente e provocando, portanto, a necessidade de aprender diferentes línguas. As pessoas que falam mais de dois idiomas também são chamadas de poliglotas.

Na Europa, a Declaração da Sorbonne (1998), que abriu caminho à Declaração e ao Processo de Bolonha (1999), apontava já para a necessidade de a formação do primeiro ciclo do ensino superior ser orientada para a banda larga (estudos diversificados e pluridisciplinares), devidamente apoiada no ensino das línguas vivas e no uso das novas tecnologias. Esta orientação expressa na Declaração de Sorbonne, e posteriormente reiterada noutros documentos estruturantes do Espaço Europeu de Ensino Superior, condensa três aspectos importantes para garantir um sistema educativo competitivo no espaço europeu e mundial e, sobretudo, para assegurar uma integração mais eficaz entre os vários níveis do sistema de ensino: formação eclética; conhecimentos de línguas estrangeiras; e domínio das novas tecnologias da informação.

Os falantes de várias línguas adquiriram e mantiveram pelo menos uma língua durante a infância, a chamada língua materna (ou primeira língua). A língua materna é adquirida sem educação formal, por mecanismos sobre os quais os estudiosos discordam. As crianças que adquirem duas línguas nativamente desde os primeiros anos são chamadas de bilíngues simultâneos. É comum que os jovens bilíngues simultâneos sejam mais proficientes numa língua do que noutra.